Desinformação, Deepfake e Fake News! AH PUJÉ!
Boas meus lindos e minhas lindas!!
Hoje, venho dizer-vos o que é a desinformação, em que consiste a deepfake, o que são as fake news, como acontecem, como se propagam facilmente e o porque de serem uma ameaça a democracia.
Ora muito bem, a desinformação consiste numa informação errada com o objetivo de criar atitudes predeterminadas nas pessoas. Pode ser criada a nível comercial, político e espalha-se globalmente através do uso da Internet, como por exemplo, através dos likes, comentários ou partilhas. Para uma informação ser fidedigna seria necessário a confirmação por parte de alguém dizendo que a mesma é verdadeira e factual. Nesta altura há muita informação falsa acerca da Covid-19 e, por essa razão, a UE decidiu tomar certas medidas, tais como, o fornecimento de fontes verdadeiras e a criação de uma rede em linha com o objetivo de eliminar todas as notícias falsas, o que resultou em 3,4 milhões de contas no Twitter suspeitas.
O deepfake ocorre quando é quase impossível distinguir o real do falso. Pode ser criado através da utilização de realidades falsas, evocar autoridades inexistentes, utilizar a manipulação de fotografias, associar acontecimentos antigos a uns novos, a manipulação de vídeos, etc. Atualmente existem muitos casos relacionados com diversas personalidades que num vídeo aparece que eles disseram uma frase ridícula mas na realidade não disseram nada. Isto ocorre através da alteração do som, que, ultimamente, tem vindo a ser muito melhorada.
As fake news, traduzido para português significa "notícias falsas", ou seja são notícias que podem ser criadas por qualquer pessoa no mundo, só precisa de ter internet e de começar a inventar qualquer tema. Antigamente eram usadas como motivação política, mas atualmente são criadas para, eventualmente, ganhar dinheiro através delas e criar um alvoroço na sociedade. Hoje em dia, qualquer um publica qualquer tipo de informação na internet sem que a mesma seja devidamente verificada. As fake news, chegam a imensa gente devido a Internet, pois é através dela que as fake news se propagam para uma quantidade massiva de pessoas. Estas, podem ser uma ameaça à democracia tendo em conta que 65% das pessoas se informam através das redes sociais, ou seja, nem sempre é a verdade que está presente, podendo assim dar falsas ideias acerca de alguns partidos, do governo e também de certas pessoas.
Espero ter vos ajudado a compreender estes temas que devem ser corretamente abordados sem deixar dúvidas. Não se esqueçam destes problemas porque eles existem e necessitam de ser combatidos.
Bjocas!!
https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/coronavirus/fighting-disinformation/
https://www.youtube.com/watch?v=Z6QO2HHt2fk
https://bloguniversidadelivrepampedia.com/2016/09/19/a-luta-contra-a-desinformacao-como-remedio-para-o-mal-estar-dos-dias-atuais/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/08/deepfakes-sete-curiosidades-sobre-os-polemicos-videos-falsos.ghtml
https://www.facebook.com/minsaude/photos/a.205936522758305/2136480129703925/?type=3
https://www.efe.com/efe/portugal/destacada/as-fake-news-uma-amea-a-para-democracia/50000440-3904793
https://www.youtube.com/watch?v=Z6QO2HHt2fk
Comentários
Enviar um comentário