Família da tipografia!! AH PUJÉ!!
Boas meus lindos e minhas lindas. Hoje venho-vos falar acerca da família da tipografia. Existem vários famílias tipográficas mas hoje venho-vos falar acerca da Franklin Gothic.
A popularíssima família de fontes Franklin Gothic, de Morris Fuller Benton, foi lançada já em 1904, numa época em que a Akzidenz-Grotesk estava apenas a começar a impor-se na Alemanha.
Quando se discutem as fontes sem-serifa suíças, de modo nenhum podia deixar de lado as antepassadas (e concorrentes) mais antigas das ubíquas Helvetica e Univers: as grotescas norte-americanas, os gothic typefaces, como são chamados nos EUA.
A Franklin Gothic nunca teve os problemas de aridez estética e «despersonalização», típicos das letras sem serifa oriundas da Alemanha e da Suíça.
A News Gothic, que data de 1908, também não mostra falta de temperamento. Na autoria destes (e de outros mais gothic typefaces) estão os prolíficos Benton.
A evolução da tipografia moderna norte-americana foi impulsionada de forma decisiva por Linn Boyd Benton e pelo seu filho Morris Fuller Benton. Pai e filho souberam introduzir com sucesso as letras sem serifa no mainstream design dos anos 20 e 30. Antes de 1920, as gothics estavam limitadas a servir no display e na publicidade; quase sempre em grandes tamanhos e pesos negros.
A partir de 1920, e continuamente até hoje, as sem-serifa têm sido usadas nos EUA também para compor texto, em sinaléticas, para Corporate Identity, logótipos e outros fins.
A Franklin Gothic acabou por ser um dos mais exitosos «longsellers» tipográficos de sempre; a ITC anunciou recentemente um relaunch desta fonte em formato OpenType, agora com o nome ITC Franklin e com nada menos que 72 variantes.
Espero que tenha ajudado a compreender mais acerca deste tema e que vos tenha inspirado a procurar sobre a vossa fonte preferida!
Abreijos!!
http://www.tipografos.net/tipos/franklin-gothic.html
Comentários
Enviar um comentário